Radio Reggae - Portal Roots

quinta-feira, 28 de julho de 2011

MÁRCIA ARAÚJO: UMA DIVA APAIXONADA POR REGGAE

Márcia Araújo é uma dessas apaixonada pela vida, mãe amorosa e muito dedicada aos filhos, mas gosta muito de se divertir com responsabilidade nas festas de radiolas do reggae, ela não também é uma amante do bom reggae que não esconde pra ninguém a sua paixão pelo ritmo, pois quando toca um reggae Márcia viaja na sequencia e também conhece os maiores nomes do reggae da Jamaica.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

As cores do Reggae

Um dos símbolos mais obvios dos Rastafari são as cores. Estas são o vermelho, preto, verde e amarelo. Estas cores foram retiradas do movimento de Marcus Garvey.


A cor vermelha, simboliza a triunfante igreja dos Rastafari, representando também o sangue dos mártires que existem na história dos rastas.

O preto, representa a cor dos africanos, dos quais descendem 98% dos Jamaicanos.

O verde, representa a beleza da vegetação da Etiópia e da terra prometida.

O amarelo é usado para simbolizar a abundância da sua terra natal.

JAMAICA BRASILEIRA

SORAIA DRUMMOND


Nascida em Salvador,Bahia,Brasil,Soraia Drummond foi revelada num show do cantor jamaicano Gregory Isaacs em Salvador no dia 07.07.07 pelo legendário empresário e coordenador de turnês Copeland Forbes que ficou impressionado com sua historia e seu talento. Desde então se apresentou em diversos festivais como o Kalau Festival em St. Lucia, em turnê com Gregory Isaacs pelos Estados Unidos e Europa e no tradicional festival de Reggae do verão jamaicano Reggae Sumfest. Dividiu palco com nomes como Gregory Issacs, Alpha Blondy, The Wailers, The I Threes, Dean Fraser, Mad Professor, Eek-A-Mouse e Steel Pulse. Gravou com grandes produtores como o brasileiro Buguinha Dub, os jamaicanos Dean Fraser, Sly & Robbie, Earl “Chinna” Smith (ex-guitarrista de Bob Marley), Leebert “Gibby” Morrison (guitarrista e baixista de Bunny Wailer,Peter Tosh e Ziggy Marley) e com Mad Professor o produtor londrino considerado uma lenda viva do Dub mundial. A artista é cantora, compositora e multi-instrumentista, seu show é marcado por muita energia e grande variação de timbres vocais mesclando musica brasileira e jamaicana com muita personalidade..

FONTE história do reggae

Jeremias Gomes

Jeremias Gomes é o filho mais novo do cantor baiano pioneiro do reggae Edson Gomes,e assim como o irmão Isaque Gomes segue os passos do pai,e o caçula da família Gomes está chegando na estrada agora.


O rapaz já gravou algumas músicas como ´´Dançando Reggae´´, e ´´Engano Profundo´´com Jeremias bem no estilo vocal e instrumental do reggae do pai Edson Gomes.

Jeremias,de São Félix na Bahia, está atualmente no estúdio gravando canções que farão parte de seu primeiro disco solo,e o jovem promete..

OTÁVIO RODRIGUES






O jornalista,DJ e produtor paulista Otávio Rodrigues,conhecido como “Doctor Reggae” também foi um dos pioneiros na divulgação do reggae no Brasil..

No fim da década de 1970´s,Julio Barroso no Rio, e Otávio Rodrigues, em São Paulo, começam a divulgar o ritmo no sudeste e sul do Brasil..Morou quatro anos em São Luís no Maranhão, produziu programas de rádio, CDs, filmes, mergulhou fundo no reggae,bumba meu boi e nos tambores de crioula e de mina.Ele criou o grupo Bumba Beat,um grupo que mistura estilos diversos como reggae, dub, bumba-meu-boi, rock steady, ska, tambor de crioula, tambor de mina, burru, baião de princesas, bloco de índio, samba, samba de roda e outros, a continuação de um longo e apaixonado trabalho de pesquisa que soma mais de 30 anos.Já no final dos anos 1970, Otávio Rodrigues fazia som no lendário Terceiro Mundo Bar, na rua Cardeal Arcoverde, São Paulo. Mas o nome Bumba Beat,surgiu mesmo em 1995, num programa de rádio produzido e apresentado em São Luís, Maranhão, terra do reggae e do bumba-meu-boi ,e chegou a ser tomado de empréstimo por lá entre 1994 e 1997, para explicar uma nova cena musical.

No início de 1991,em São Paulo,na época, o promotor das noites dedicadas ao reggae era o jornalista e DJ Otávio Rodrigues.
fonte história do reggae

terça-feira, 5 de julho de 2011

REGYNNA SÓ: NO PALCO DO JAMEICA ROOTS SABADO


REGYNNA SOÓ, mineira de Úba, e moradora da comunidade da Maré, Rio de Janeiro. Já trabalhou em fábrica de costura e vendeu bala para ajuda a mãe. Um dia resolveu ser ambulante na praia de Ipanema, Arpoador vendendo refrigerante e cerveja. Com o tempo passou para uma barraca na Farme de Amoedo. Dois sonhos despertaram: um de ser dona do seu negócio e o outro se tornar cantora conhecida. Trabalhou pesado. Conquistou a sua barraca. Assim que se tornou empreendedora do seu negócio foi em busca da carreira artística. Durante cinco anos juntou dinheiro para gravar seu primeiro Cd e alugar o Teatro Ipanema para fazer o Show de lançamento. Tudo isso, com muito trabalho na praia. Esforço recompensado.

“Gosto de ser livre e adoro trabalhar com o público. Conhecer pessoas é fundamental. A música sempre esteve na minha vida. Desde pequena quis ser cantora. Gosto de black-music, rock e reggae. Já me apresentei, no Teatro Ipanema, Rock Blues,e outras casas .Cantar pra mim é viver intensamente cada segundo,é sonhar,sonhar,sonhar,e nunca se cansar de sonhar”, declara REGYNNA SOÓ.

A praia motiva REGYNNA SOÓ. “No meu trabalho ninguém está só. Tudo é um conjunto. Eu me inspiro nas pessoas, na praia, em todos. Gosto da praia, encontrar gente e passar uma energia boa, alto astral, auto estima para o cliente mesmo nas horas difíceis para mim.” REGYNNA SOÓ ao vivo é um show a parte. A simpatia da areia leva para o palco. Tem um jeito especial e espontâneo de dançar. Hipnotiza com sua performance. Ela tem um modo todo teatral sem ninguém te-la orientado para tal.

REGYNNA SOÓ é prova concreta que a realização de um desejo é o resultado do simples querer e sim trabalhar para que este se realize. Regina fala dos seus sonhos, mas ela já é uma realidade. Visite-a nos palcos ou na praia. Vem show. É só esperar.

Quem quiser encontrar REGYNNA SOÓ vá a sua barraca na praia do Leblon.

Endereço: RUA DELFIM MOREIRA EM FRENTE AO NUMERO 710- LEBLON A RUA DE REFERENCIA: BORTOLOMEU MITRE – Nome da Barraca: VARANDA DA REGYNNA

Links sobre a carreira da Regynna Soó

Entrevista no programa do Jô, Quarta-feira, 14/05/2008

http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM827955-7759,00.html

Entrevista Diária do Rio de Janeiro

http://diariodorio.com/personagens-do-rio-regina-s

Oi Novo Som
http://www.oinovosom.com.br/ReginaSo