Radio Reggae - Portal Roots

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Legado inédito de Bob Marley será lançado em 2015

Em 2015, Bob Marley completaria 70 anos. Pensando nisso, a família do músico fará uma série de lançamentos comemorativos em homenagem ao legado dele. Pela primeira vez, os Marleys darão acesso ao Universal Music Group para vasculhar o espólio externo e privado de músicas inéditas e promover relançamentos, vídeos e discos ao vivo.
O primeiro item do calendário é Easy Skanking in Boston ’78, de Marley e o Wailers, um CD/DVD ao vivo que nunca foi lançado. As imagens da apresentação foram gravadas por um fã, que foi autorizado pelo músico a ficar na frente e no centro da plateia. O lançamento está previsto para o dia 10 de fevereiro.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Direitos autorais de Peter Tosh são alvo de disputa entre os filhos

Filhos do cantor de reggae Peter Tosh estão atualmente envolvidos em uma disputa legal pelos direitos autorais do cantor, que chegam a somar mais de US $ 2 milhões. De acordo com um artigo publicado no sitewww.clintonlindsay.com, uma das filhas de Tosh, a Aldrina McIntosh, afirmou que a irmã mais nova Niambe não pagou a ela e aos outros oito irmãos absolutamente nada referente aos direitos nos últimos cinco anos.
Peter Tosh foi membro da banda Bob Marley And The Wailers. Em 1987, ele foi baleado e morto em uma invasão de domicílio. O processo judicial informa que as letras de músicas escritas por ele, tal como Get Up, Stand Up, rendem cerca de US $ 300.000 por ano. E o pagamento dos direitos deveria ser dividido igualmente entre os 10 filhos do cantor.
Niambe McIntosh, filha mais nova de Tosh, assumiu a propriedade de seu pai, em 2009, mesmo ele não deixando testamento. Na época, havia apenas US $ 280.000 nos cofres da propriedade, mas Aldrina acredita que sua irmã mais nova detém aproximadamente US $ 1,7 milhões, de acordo com documentos judiciais. Niambe disse na terça-feira (16) que o valor é exagerado, mas se recusou a revelar a quantia exata.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SOJA lança clipe da música Easier

Após receber sua primeira indicação à premiação do Grammy pelo álbum “Amid The Noise And Haste”, a banda SOJA lançou o videoclipe da música Easier, com participação dos músicos Anuhea e J Boog, sob a direção de Adam Leeman e Jon Jon Augustavo. O vídeo foi gravado do Hawaii e já possui mais de 65 mil visualizações no canal do Youtube.
Atualmente, o grupo americano está fazendo um tour pelo Brasil, que inclui shows em 12 cidades. O primeiro, realizado em São Paulo, teve seus ingressos esgotados e foi recorde de público. Depois seguiram para o Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Vila Velha e Belo Horizonte. Nesta quarta (17) os norte-americanos estarão em João Pessoa e em seguida Maceió (dia 18), Recife (dia 19) e Fortaleza (dia 20).
A banda de reggae Soldiers of Jah Army (SOJA) é composta por Jacob Hemphill (vocal e guitarra), Bobby Lee (baixo), Ryan Berty (bateria), Patrick O’Shea (teclados), Kenneth Brownell (percussão), Hellman Escorcia (saxofone) e Rafael Rodriguez (trompete).
A fama dos norte-americanos no Brasil é tamanha que os produtores chegam a travar uma “disputa” por datas de shows. Infelizmente, nossa cidade ficará de fora do circuito da banda, mas dessa vez não foi por falta de interesse da produção local.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Morre na Jamaica a cantora Barbara Jones, que esteve recentemente no Brasil


Às vésperas do término, o ano de 2014 já pode ser considerado marcante para o mundo do reggae. Ontem, dia 19 de dezembro, perdemos a cantora jamaicana Barbara Jones, que esteve recentemente no Brasil em turnê ao lado do amigo Lloyd Parks. A notícia da morte se espalhou pelas redes sociais nesta manhã e deixou muita gente surpresa. Apesar dos questionamentos da veracidade da informação, na página da cantora nas redes sociais algumas mensagens de “Rest in Peace” confirmavam o falecimento. Segundo informações de Randy Rouben, produtor dela no Brasil, o que causou a morte da artista foi leucemia.
Barbara Jones surgiu no cenário musical na década de 70. Sua voz marcante e no estilo lovers rock é conhecida em São Luís, principalmente, pelos sucessos “Midnight Blue”, “Slim Boy”, “Why Bird Fly”, “Doggie In The Window”, entre outros. A passagem da artista por São Luís foi específica para gravações, mas ela esteve no programa Reggae Point e deu uma entrevista exclusiva para o público maranhense, contando um pouco da sua história musical. O produtor ressaltou o empenho em trazer a cantora de volta ao palcos e cantar músicas que esporadicamente tocaram na Jamaica. Segundo ele uma tarefa difícil já que ela havia se convertido e seguia uma outra linha musical e ideológica.
A morte de Barbara Jones integra o rol de vozes jamaicanas que nos deixaram nesse singular 2014, cantores que fizeram a história do ritmo e que se eternizaram nas canções que deixaram: Hopeton Lewis, Jackie Bernard, Tito Simon e John Holt.
PORDJ Waldiney do http://www.blogsoestado.com/reggaepoint

HELIO BENTES E DUBATAK - MIXTAPE (EXCLUSIVO!


PONTO DE EQUILIBRIO - DIA APÓS DIA LUTANDO


PONTO DE EQUILIBRIO - ABRE A JANELA


PONTO DE EQUILIBRIO - REGGAE A VIDA COM AMOR


PONTO DE EQUILIBRIO - JUNTOS SOMOS FORTES


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

BANDA CAPITAL ROOTS

A banda maranhense capital roots que ao longo dos seus 12 anos de estrada e com quatro cds gravados vem se destacando no cenário reggae nacional e ate internacional participando de grandes festivais de reggae pelo brasil como Maranhão roots reggae cidade do reggae sunsplashe reggae festival e outros hoje sendo considerada a banda da massa reggaeira por ja ter acompanhado mais de 20 cantores jamaicanos como ajahman.jon holt,larry marchel,max romeo.cedryc myton,erick donaldson,paty kelly,derick morgan e muito mais!!!
Linda,  Donna Bil

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Dezarie - Fya 2001


Desarie - Gracious Mama Africa 2003



Dezarie - Eaze The Pain 2008


Dezarie - The Fourth Book 2010

                                                   

Dezarie

Dezarie é uma das maiores revelações do reggae mundial. Surgiu para o mundo em 2001 com o álbum “Nemozian Rasta” do selo Midnte Branch I. No ano seguinte, ela aparece cantando nas coletâneas “Culturellenium II”, “Weep Not” e “Talkin Roots”. Em 2002 Dezarie lança seu primeiro álbum oficial pelo selo I-Grade... o disco tem o nome poderoso de “FYA”, e contou como banda de apoio nada mais nada menos do que a Midnite. Esse disco foi aclamado pelos fâs, Dj’s e críticos por todo o mundo e um dos mais importantes sites de reggae do mundo, o www.reggae-reviews.com diz “Maravilhoso disco, talvez o melhor cd feminino de reggae de todos os tempos”. 

Em 2003 a parceria com o Midnite continua, e Dezarie lança seu álbum de mais sucesso “Gracious Mama África”. Com este álbum e com sua recente turnê pela costa oeste dos Estados Unidos, ela foi convidada em 2004 para participar de um dos melhores festivais de música do mundo, o “Sierra Nevada World Music Festival” e depois de participar do festival, rapidamente ela foi reconhecida como uma das mais importantes cantoras de reggae do planeta. Em 2007 a cantora veio pela primeira vez ao Brasil e o sucesso foi imenso, passando por 7 cidades a cantora levou uma multidão em todos os seus shows. 

Já no iniçio de 2008 ela lança mais uma obra prima do reggae, o cd "EAZE THE PAIN", seu terceiro cd oficial conta com 13 faixas do mais puro reggae roots e desde a data de seu lançamento até hoje é um dos cds mais vendidos na maior loja de reggae virtual do mundo, Ernie B’s.


Rebel Salute 2015 homenageia Jacob Miller na Jamaica! Veja no Surforeggae!

O Rebel Salute, um dos maiores festivais de reggae da atualidade na Jamaica irá homenagear em 2015 o grande Jacob Miller, vocalista original do Inner Circle.

O Festival irá acontecer nos dias 16 e 17 de janeiro em Richmond Estate, Jamaica e a banda Inner Circle da qual Jacob Miller fez parte será uma peça chave no tributo, assim como o Third World, que também era um grupo muito próximo de Miller. 

Jacob Miller foi uma das maiores estrelas do reggae mundial na década de 70 e faleceu precocemente aos 27 anos num acidente de carro em 1980. 


Fonte http://www.surforeggae.com.br/

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Indicados ao “Melhor Álbum de Reggae” no Grammy Awards

A corrida para a 57ª edição do Grammy Awards começou na manhã da última sexta-feira (dia 5) com o anúncio dos indicados em quatro categorias. Através do programa “CBS This Morning”, Ed Sheeran, Pharrell Williams e o jornalista Kevin Frazier revelaram os primeiros nomeados a maior premiação da música mundial. As gravadoras inscreveram 20 mil canções e discos para análise dos especialistas. No entanto, apenas 83 serão premiados em fevereiro de 2015. Na categoria Melhor Álbum de Reggae, foram escolhidos, sem muita surpresa, os álbuns: “On The Controls” de Lee Perry; “Full Frequency” de Sean Paul; “Out of Many” de Shaggy; “The Reggae Power” dos veteranos Sly & Robbie & Spicy Chocolate; “Amid The Noise and the Haste” da banda Soja e “Fly Rasta” de Ziggy Marley. Os prêmios serão entregues em uma cerimônia que ocorrerá no dia 8 de fevereiro em Los Angeles, na Califórnia, e o evento será transmitido pela rede de televisão americana CBS.
Sobre os álbuns indicados:
On the Controls, de Lee Perry, foi lançado pela gravadora Upsetter em maio. Tornou-se um álbum bastante popular do produtor enigmático nos EUA. Chegou ao número cinco da Billboard Reggae Album. Em 2003, Perry ganhou o Grammy com Jamaican ET. Ele já foi indicado outras cinco vezes.
Full Frequency, de Sean Paul, é o sexto disco de carreira do cantor. Foi lançado em fevereiro. Ele ganhou o Grammy um vez, em 2004, como Dutty Rock. Esta é a sua quinta indicação.
Out of Many, de Shaggy, é o 11º disco do cantor e foi lançado em 2013. Produzido por Sly Dunbar e Robbie Shakespeare, conta com as colaborações de Tarrus Riley, Tessanne Chin, Beres Hammond, Chronixx, Cocoa Tea, Damian Marley, Konshens e Peetah Morgan. Esta é a quinta indicação de Shaggy. Ele ganhou, em 1996, com Boombastic.
The Power Reggae é a indicação dos lendários Sly & Robbie, sendo a 10º na categoria Melhor Álbum de Reggae. Em 1999 eles ganharam o prêmio para lektra Records opus Friends. Lançado em setembro pela VP Records, The Power Reggae contém 14 faixas. Entre os artistas em destaque estão: Gramps Morgan, Sizzla, Bitty McLean, Beenie Man, TOK, Romain Virgo, Alaine e Ce’cile.
Amid the Noise and The Haste, da banda americana Soja, ganhou sua primeira indicação ao Grammy. O sexto álbum dos norte-americanos foi número um nas paradas da Billboard Reggae Album e 20ª posição na Billboard 200 Album Chart em agosto, com vendas na primeira semana de mais de 12.000 cópias. Até o momento, ele já vendeu mais de 22.000 cópias.
Ziggy Marley, o filho mais velho de Bob Marley, ganhou três Grammys como vocalista dos Melody Makers. Sozinho, ele foi indicado quatro vezes, vencendo em 2007 com Love is My Religion e este ano como In Corcert. O artista tem mantido a hegemonia da família Marley na premiação com Fly Rasta álbuns, um dos melhores da carreira do cantor.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Silvana Jhoseph Morena Raiz

Ela é bonita no seu jeito normal de ser
Morena raiz, natural, sensual quase sem querer
Mulher, menina maneira, não tem frescura
Flor nordestina do amor, da cor da doçura
Morena raiz, menina
Mulher verdadeira
Morena raiz, maninha
Te ver me faz viver, me faz feliz a vida inteira
Morena raiz, menina
Mulher verdadeira
Morena raiz, maninha
Te ver me faz viver, me faz feliz a vida inteira
Tão longe quanto estou, tão longe
Distante na estrada, distante
Em algum instante
Quando eu lembro você sorrindo
Não há mais nada
Nada mais lindo
Que contemplar
A beleza límpida
Sem mentira
A beleza simples
A luz cristalina do teu olhar
Tão longe mesmo quando estou, tão longe
Lembrar é um conforto
Pensar em voltar, parar em teu porto
Te abraçar, ficar bem juntinho
Coração com coração, batendo apertadinho
Beijando o teu beiço carnudo e dançando agarradinho
Um reggae rolando
Os pés deslizando no chão
A mente delirando de satisfação

Morena Raiz

Tribo de Jah

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Fundação Gregory Isaacs ajuda instituições na Jamaica

Na última semana, a Fundação Gregory Isaacs assistiu algumas instituições que prestam serviços de caridade na Jamaica. Ela doou um pacote de presentes à casa Walker’s Place of Safety, em Kingston. Os itens foram comprados com recursos provenientes da “Hat affair”, um show anual que comemora o aniversário do cantor, em junho. Entre os itens doados, estão alimentos, livros e roupas.
“Assumimos essa responsabilidade de ajudar as instituições de caridade que Gregory Isaacs apoiava”, disse Colin Leslie, presidente atual da Fundação. Além da Walker’s Place of Safety, também foram assistidas a Fundação as casas Black Harmony Basic School, a St Barnabas Basic School, entre outras.
“Vamos sempre estar colaborando com eles e a Fundação continuará a tradição. Agradecemos a todos que contribuíram”, disse Linda, viúva do cantor.
Conhecido como “Cool Ruler”, por causa de seu estilo vocal descontraído, Gregory Isaacs foi um dos artistas de reggae que mais fizeram sucesso pelo mundo, ele é dono de canções que jamais serão esquecidas pelas gerações como All I Have Is Love, Soon Foward e Night Nurse. Ele morreu de câncer em outubro de 2010, aos 60 anos.

domingo, 7 de dezembro de 2014

SAINT LOUIS A BELEZA E O CHARME DO REGGAE

Meninas do grupo Saint Louis de São Luis do maranhão.
Karoline Sainte Louis, França Saint Louis, Maria Saint Louis,Rmfkk Saint Louis, essa meninas tem sido destaque nas apresentações  culturais de São Luis  e nos shows de reggae  na ilha e por todo Brasil.
Um grupo formado  especialmente  para levar o reggae  á ser mais conhecido e valorizado fora de São Luis.
O grupo  tem buscado fazer um  trabalho  com muita qualidade nas suas aprestações ,mostrando a cultura  da dança do reegae  não só pra ilha mas para todo o Brasil.
 Mais segundo França Saint Louis ainda falta muita valorização dos grupos de danças  da ilha.


Love to the World, Peace to the People em nova edição

A Tribo está relançando  o cd Love to the World, Peace to the People em nova edição,
Incluindo algumas canções do DVD Live in Amazon e de outros trabalhos. O cd conta agora
Com 17 canções sendo 16 em inglês (dessas, duas com alguns versos em português) e uma em
Frances. Esse é um produto da Tribo específico para o mercado externo que não deixa de ser
Atrativo para os fãs nacionais que, no geral, querem ter tudo da banda. Seguramente, é
Um produto de alto nível que contém canções únicas e, mesmo em inglês, com textos
Bem elaborados e poesia refinada. Três canções em inglês do ultimo lançamento da banda
“Pedra de Salão” também foram incluídas na seleção. O cd está disponível no site da Tribo.
Sem duvidas, mais um belo cd da Tribo de Jah.
Love to the World, Peace to the People – New Edition
http://www.tribodejah.com.br/2008/beta04/?pag=home

TRIBO DE JAH Pedra de salão (2014)


TRIBO DE JAH Resistência Roots


TRIBO DE JAH Reggae' Blues (solo de Fauzi Beydoun) (1997)


Tribo de Jah - 15 anos - ao vivo! (2002)


TRIBO DE JAH Ruínas da Babilônia (1996)


TRIBO DE JAH 2000 Anos ao Vivo