Radio Reggae - Portal Roots

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

DO FUNDO DO BAÚ - David McIntosh - Trying to be nice - 1970

REGGAE ROOTS VOL-19

Mais um volume do Reggae Roots para os amantes do reggae que visitam o nosso blog Jameica Roots.
O nosso blog é feito especialmente pra você regueiro do Brasil e do mundo,se você tem alguma sugestão de  música ou quer conseguir alguma música que você ouviu e não tem é só deixar a solicitação aqui no seu comentários no blog  ou no mural de recados .


sábado, 24 de setembro de 2016

Rita Marley sofreu um acidente vascular cerebral esta semana

O jornal Jamaica Observer informou nessa quinta-feira, 22, que Rita Marley (viúva do reggae astro Bob Marley) foi internada em um hospital de Miami depois de sofrer um grave acidente vascular cerebral na noite anterior.

Fontes informaram ao Observer que a cantora estava em Miami para participar de um evento, mas sua presença foi cancelada.

Em fevereiro de 2015, Rita havia começado um tratamento de saúde. Comentou-se que já teria sofrido um AVC, mas que desta vez pode ser considerado mais grave. Membros da família têm se mantido calados sobre a sua condição, mas estão acompanhando de perto o estado de saúde da artista.

Rita e Bob Marley se casaram no dia 10 de fevereiro de 1966. Ela foi vocal de apoio de Bob Marley ao lado das suas contemporâneas Marcia Griffiths e Judy Mowatt. Em carreira solo, ela lançou faixas memoráveis, incluindo o seu maior sucesso Harambe.

Por: Reggae Point

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Peter Tosh - Johnny Be Good

"Johnny Be Good" é um dos seus maiores sucessos internacionais,de Peter.
Peter Tosh é também um dos maiores artista que o reggae Jamaicano teve,Peter Tosh dividiu palco com grandes estrelas do Rock, como Mick Jagger do The Rolling Stones.  

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Wanted, Dread & Alive: a saga de Peter Tosh


image da internet
Winston Hubert McIntosh, o lendário Peter Tosh, nasceu no dia 19 de outubro de 1944, em Westmoreland, interior da Jamaica. Filho de Alvera Coke e James McIntosh, desde cedo o garoto já demonstrava profundo interesse pela música, embora suas únicas aulas de música tenham sido algumas lições de piano na 5ª série. Segundo Marlene Brown, sua esposa, Peter teria sido abandonado aos três meses de idade pelos pais, sendo criado pela tia-avó nos primeiros anos de vida. Seu pai tinha muitos filhos com várias mulheres, e Peter só veio a conhecê-lo aos 10 anos. Quando lhe perguntavam algo sobre o pai, ele dizia: “meu pai é um moleque. É só isso o que ele sabe fazer da vida: filhos! Eu nem faço ideia de quantos irmãos eu tenho”.

Em 1956, ele e sua tia mudaram-se para Denham Town, em Kingston, capital da Jamaica. Quando Peter completou 15 anos de idade, sua tia faleceu. Ele então se mudou com um tio para West Road, em Trenchtown, onde conheceu Robert “Nesta” Marley (Bob Marley) e Neville O’Reilly Livingston (Bunny Wailer), parceiros com os quais formaria o Wailin’ Wailers, cujo primeiro sucesso, intitulado “Simmer Down”, veio em 1964.
Da esquerda para a direita: Bob Marley, Bunny Wailer e Peter Tosh à época dos Wailing Wailers, em 1964. | foto reprodução internet 



Depois de trabalharem com Joe Higgs, Clement “Coxsone” Dodd e Lee “Scratch” Perry, os então conhecidos como The Wailers foram apadrinhados por Chris Blackwell, produtor da Island Records, o que viria a resultar em diversas oportunidades, exposições e dois discos clássicos: “Catch a Fire” e “Burnin’”. Até então, o Reggae era exclusivamente jamaicano. O quadro viria a mudar quando os Wailers atingiram prestígio internacional e atravessaram as fronteiras da Jamaica. Mas algumas divergências com a Island fizeram com que a formação original se desintegrasse em 1974. Peter Tosh e Bunny Wailer saíram do grupo, abrindo espaço para Bob Marley, agora líder da banda.

Peter Tosh seguiu seu caminho com a mesma militância de sempre. Militância essa que os políticos viam como uma ameaça ao regime corrupto e que o povo enxergava como a rebeldia de um herói que lutava pelos direitos humanos, pela dignidade e libertação dos africanos. Sua missão era, acima de tudo, despertar a mentalidade de resistência do negro. A mensagem, porém, foi muito além desse ideal e vem, até hoje, ajudando as pessoas a pensar, conquistando admiradores em todo o mundo. Apesar de sua arte não ter atingido as mesmas proporções da música de Bob Marley, ela é indiscutivelmente importante aos apreciadores do Reggae e continua viva e atual.

Peter Tosh (ao lado de Bob Marley, à esquerda), ainda integrante do "The Wailers", em matéria de 1973.  | foto: reprodução internet
Peter Tosh (ao lado de Bob Marley, à esquerda), ainda integrante do “The Wailers”, em matéria de 1973. | foto: reprodução internet
A carreira de Tosh foi marcada por fases distintas. Ele atingiu o estrelato internacional no final da década de 70, emplacando sucessos nos quatro cantos do mundo. Algumas publicações internacionais estampavam em suas manchetes frases do tipo: “Peter Tosh: o próximo gigante do Reggae?”. Peter veio ao Brasil para encerrar o primeiro festival internacional de Jazz de São Paulo e aproveitou a passagem para gravar uma cena para a novela “Água Viva” nos estúdios da Rede Globo, no Rio de Janeiro. Peter também viveu fases conturbadas, geralmente relacionadas a conflitos com as autoridades jamaicanas e amigos barra-pesadas que frequentemente o procuravam em busca de ajuda financeira.

“Legalize It” (1976), seu primeiro álbum solo, trazia a temática que ele levou até sua morte: a legalização da maconha. Logo depois, montou sua própria banda, a Word, Sound & Power, que contava com músicos de primeira linha, como a dupla Sly Dunbar (bateria) e Robbie Shakespeare (baixo), considerados, à época, a grande revelação do cenário musical jamaicano. Foi com eles que Peter gravou o clássico álbum “Equal Rights” (1977), tido pela crítica como o disco mais bem produzidos de toda a sua carreira.

A música rebelde de Tosh continuava a todo vapor, espalhando-se e conquistando multidões. Um dos que se renderam ao talento do músico jamaicano foi Mick Jagger, o vocalista dos Rolling Stones, que surpreendeu-se com a performance de Peter no One Love Peace Concert e o convidou para gravar pelo selo Rolling Stones Records, de onde saíram dois álbuns: “Bush Doctor” (1978) e “Mystic Man” (1979).
 Peter Tosh: atitude e rebeldia que renderam a fama de artista polêmico e provocador. foto: reprodução internet 

Peter Tosh: atitude e rebeldia que renderam a fama de artista polêmico e provocador.  foto: reprodução internet
Peter Tosh: atitude e rebeldia que renderam a fama de artista polêmico e provocador. foto: reprodução internet
Durante aquele período, Peter contou com a colaboração de Mick Jagger e Keith Richards. Jagger, compartilhando os vocais em “Don’t Look Back” e Richards tocando guitarra em várias músicas. Hits como “Buckingham Palace”, “I’m The Toughest” (uma adaptação para o antigo sucesso de James and Bobby Purify, “I’m Your Puppet”) e o hino “Jah Seh No” também tiveram a colaboração da dupla. Mas nem tudo foram flores na parceria Tosh/Stones. Peter reclamou que seus discos pelo selo foram mal distribuídos e mal divulgados, os piores de sua carreira.

No ano de 1983, a formação da banda Word, Sound & Power sofreu alterações significativas. Músicos como George Fullwood (baixo) e Santa Davis (bateria), entre outros, passariam a integrar o time. Foi com essa formação, e já pela EMI, que Tosh gravou os álbuns “Mama Africa” (1983, disco que trazia sua versão para o clássico “Johnny B. Good”, de Chuck Berry, que viria a tornar-se seu maior sucesso), “Captured Live” (1984) e “No Nuclear War” (1987), o último de sua carreira.

Peter Tosh foi assassinado em 11 de Setembro de 1987. Três pistoleiros, entre eles, Dennis “Leppo” Lobban, um “rudeboy” conhecido de Peter, invadiram a casa de Tosh em busca de dinheiro. Tudo planejado por Leppo. Tosh, que conhecia técnicas de artes marciais, tentou reagir, o que resultou nos primeiros tiros. Peter, a esposa Marlene Brown, o baterista Santa Davis e alguns amigos estavam entre as vítimas do atentado. Nada foi levado da casa e a polícia chegou ao local após o tiroteio.

Peter chegou ao hospital ainda vivo, porém não resistiu aos ferimentos por muito tempo e morreu logo em seguida. Hoje, após quase três décadas de sua morte, vemos que sua música continua sendo lembrada e reverenciada no mundo inteiro. Sua imagem e sua originalidade permanecem intactas. Sua maneira de usar a arte como uma verdadeira arma na luta contra as injustiças e as desigualdades sociais e raciais continua sendo a marca registrada de Peter Tosh. Para os amantes da boa música, resta a convicção de que o talento prodígio de Peter Tosh merece muito mais do que já alcançou.

Fonte  Jamaica Experience

Tribo de Jah - Regueiros Guerreiros (Clipe Oficial)

Eu amo Tribo de Jah!!
Essa banda com suas letras maravilhosas me ensinaram muito sobre a classes dominantes e as degradações sócias  provocados por elas.
Foi a tribo que me despertou estudar geopolítica e conhecer um pouco sobre os senhores do mundo e suas trapassas,foi a tribo que me disse que são os Comerciantes da fé, sacerdotes dos valores,
Missionários mercenários, devotos do dinheiro.
Por tudo isso eu declaro que amo a Tribo de Jah.
LETRA:
Mais um dia se levanta
Na Jamaica brasileira
Mais uma batalha que desperta
A Nação Regueira
Eles descem dos guetos logo cedo
Se concentram nas praças e ruas do centro
Lavando, vigiando carros, vendendo jornais,
Construindo prédios, obras, cuidando de casas e
quintas
São menores, maiores brasileiros
São os dreads verdadeiros do Maranhão
Regueiros Guerreiros
Dreads verdadeiros
Regueiros guerreiros
Do Maranhão
Ninguém jamais parou para pensar
Na sua condição de cidadãos com direitos
Lutando em condições desiguais
Lutando
Contra preconceitos diferenças sociais
Só que no fim de semana o Reggae é a lei
Dançando
No Toque, No Pop, No Palace
Todo regueiro é um rei

sábado, 17 de setembro de 2016

Roots Reggae Tape - Jamaica 1978 rare

Esta é uma raízes reais Reggae mixtape com raras faixas da época de ouro da música jamaicana.
Ouça com atenção! - Jah Rastafari - Next Tape: https://youtu.be/k_LOLH6nMB0
Mais Raízes música Reggae:

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

FIQUE POR DENTRO - HISTÓRIA DO REGGAE

Fique por dentro do reggae  assistindo esse  vídeo,você vai conhecer um pouco da história do reggae e os ritmos que lhe antecederem. No vídeo que você vai assistir também fala um pouco das cores do reggae,e da música que veio com uma critica social contra o preconceito que eram lhes impostas pela classes dominante.
Esse vídeo, é do canal do Leandro Ramos Filho, um  grande colecionador de imagens e momentos do reggae...


SIMEOM BROWN ( REGGAE MUSIC)




REGGAE ROOTS VOL - 20



quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Nazirê: CD "A Vitória Vai Chegar"

 Mais de 150 mil
seguidores esperando por esse momento, finalmente chegou! Adquira nosso primeiro CD clicando ao lado com frete incluso e antes do lançamento oficial. Afinal, você merece sempre fez parte dessa história e temos que confraternizar esse momento juntos! Clique ao lado e faça parte desse momento histórico! “Acorda pra vida” nos garantiu mais de dez milhões de visualizações, abrindo um espaço inédito para mulheres no universo predominantemente masculino do reggae. Como líderes nesse grupo de influência, contamos com seu apoio para construir esse legado de mulheres empoderadas no Brasil!

Aqui nesse Kickante você adquire nosso primeiro CD com frete incluso, ingressos para shows e até um jantar conosco! Clique ao lado e faça parte dessa força coletiva e colaborativa que sempre nos moveu! Adquira, de quebra, camisetas e turbantes exclusivos, tudo porque você faz parte dessa história! São músicas inéditas e autorais em nosso primeiro CD, clique ao lado e integre um movimento de afirmação e resistência do reggae, eternize os laços que nos trouxeram até aqui!

Essa estrada, como mulheres protagonizando um espaço predominantemente masculino, passamos por várias adversidades, porém com a certeza que A Vitória Vai Chegar



Mais informações aqui

Marina Peralta - Quase Nada (Ao Vivo e a Flores)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Clinton Fearon lança novo álbum em setembro!

O grande mestre Clinton Fearon, um dos membros originais do Gladiators, está se preparando para lançar seu novo álbum de estúdio. Intitulado "This Morning", o disco será lançado no dia 24 de setembro pelo seu próprio selo "kool Yu Foot" e no dia 30 de setembro pela "Chapter Two Records" na Europa e Japão.

(Capa do álbum "This Morning")


Clinton é um artista muito querido pelos Brasileiros e já esteve por aqui algumas vezes. Em um de seus álbuns mais recentes ele demonstrou essa reciprocidade na música "De Casa", que fala do seu amor pelo Brasil.

Com uma discografia incrível, Clinton segue firme realizando diversas turnês pela Europa e Estados Unidos como um dos mais sólidos artistas do reggae mundial.


Por Surforregae

Hakka Chinese Jamaican