Radio Reggae - Portal Roots

sexta-feira, 25 de março de 2016

Morreu nesta quarta-feira, 23, o cantor jamaicano Jimmy Riley

 
O veterano cantor e compositor Jimmy Riley morreu esta terça-feira, 23, em um hospital em Bronx, Nova York (USA). Ele tinha 62 anos de idade e lutava contra um câncer.

Martin James Norman Riley nasceu em 1954 em Jonestown, na Jamaica, e foi um dos principais membros do grupo “Uniques”, liderado pelo também falecido cantor Slim Smith. Sua carreira solo foi de grande sucesso e emplacou músicas como: Love & Devotion, Rougher Yet, My Woman’s Love and Black Mother’s Prayer.

Jimmy é pai do cantor Tarrus Riley, que já fez show em São Luís e ficou conhecido por aqui pelos sucessos “Super Man” e “Since I Found You”, esta última produção de Bill Campbell. Já o pai Jimmy Riley fez sucesso com as canções “Blessed be the Father” e “Give Me Some More”, de 1978, composta e produzida por ele mesmo.

Fonte Reggae ponit

domingo, 20 de março de 2016

“Marley natural”: nova marca de produtos canábicos

O que Bob Marley diria sobre a “Marley Natural”, marca que fatura milhões de dólares no Vale do Silício com uma série de produtos relacionados à maconha? Difícil responder essa pergunta, que integra os questionamentos feitos por fãs do cantor nas redes sociais. A associação entre o artista jamaicano e a erva (considerada uma droga) tem causado reações controvérsias: de um lado, defensores convictos e, de outro, aqueles que acreditam que Bob jamais permitiria isso!

No mercado, é possível encontrar quatro diferentes produtos para o usuário da erva. São eles: Green, Red, Gold e Black. A “maconha Marley” chega aos dispensários da Califórnia, onde é cultivada, e segue para outros estados que legalizaram o consumo da sustância. A empresa afirma que seus produtos são livres de pesticidas.

A família Marley (que detém todos os direitos ligados ao nome Marley) “cedeu” o licenciamento para estes produtos por 30 anos.

Parece então que o cantor e ativista jamaicano tornou-se uma marca lucrativa para a indústria da maconha. Bob, que pregou a paz e união da humanidade enquanto vivo e trazia através de suas músicas vários temas à reflexão, como a exploração capitalista, nunca imaginaria que seu nome acabasse nas mãos de empresa especializada no ramo.

Instagram: @djwaldiney

terça-feira, 15 de março de 2016

Raiz Tribal comemora 15 anos com álbum de releituras da MPB! Confira no Surforeggae!

A Banda Raiz Tribal, natural de São Luís do Maranhão está comemorando 15 anos de carreira com um projeto que promete marcar no reggae nacional. O álbum "Reggae Popular Brasileiro" está sendo preparado e contará com releituras de clássicos da MPB.

Estão inclusas faixas de artistas como Cazuza, Legião Urbana, Tim Maia, Zeca Baleiro, Los Hermanos, Adriana Calcanhoto, Raul Seixas, Djavan, entre outros.

O álbum mais recente - “Novas Trilhas” (2014) - já mostra um pouco dessa relação da banda com artistas da MPB, como na participação de Zeca Baleiro. A Raiz Tribal é formada por filhos de Netto Enes, guitarrista da Tribo de Jah.

Por  Surforeggae!

quinta-feira, 10 de março de 2016

TEMPLO REGUEIRO ''JAH ESTÁ AQUI'' VIDEOCLIPE OFICIAL (HD)

Mulheres no Reggae!

Não é de hoje que as mulheres lutam por seu espaço na sociedade, e independente do campo onde atuam conseguem um destaque todo especial, e claro que na música não seria diferente. Desde a época do Mento, Ska, Rocksteady até o Reggae que conhecemos hoje, a cena sempre foi praticamente toda preenchida por homens.

Apesar dessa predominância masculina, a história da música jamaicana mostra que grande parte das mulheres que investiram numa carreira alcançou uma repercussão, a exemplo de nomes antigos e novos como Hortense Ellis, Judy Mowatt, Marcia Griffiths, Rita Marley, J.C. Lodge, Aisha, Della Grant, Donna Marie, Sister Carol, Phyllis Dillon, Zema, Dezarie, Althea & Donna, Dawn Penn, Janet Kay, Louisa Marks, The Gaylettes, Charmaine Bowman, Lady Saw, Queen Ifrica, entre tantas outras.                                  
                                                  EXPLOSÃO FEMININA

Apesar de algumas pioneiras como Hortense Ellis terem gravado discos inteiros (os quais são considerados históricos) muito antes das mulheres “estourarem” para o mundo, a voz feminina no reggae começou a se difundir de fato através da delicadeza dos backing vocais.

Isso se deu principalmente através das I-Threes, trio vocal formado por Rita Marley, Marcia Griffiths e Judy Mowatt, e que acompanhava nada mais nada menos que o ícone Bob Marley.

Rapidamente, o que se restringia aos "backs" das composições de Bob Marley & The Wailers se tornou voz principal de carreiras bem consistentes, estimulando outras mulheres a acreditarem que era possível. Este estímulo acabou causando o que chamamos de “explosão feminina” no final dos anos 70. Leia  mais 

Fonte Surforeggae

segunda-feira, 7 de março de 2016

TOCA FITA DA SAUDADE VOLUME 01

O primeiro volume do Toca Fita da saudade está no blog.
Quem quiser colaborar com a coleção é só deixar os nomes do reggaes nos comentários, desde  que não seja reggae repetidos vão ser postado, e seus créditos colocado aqui no blog. 

quarta-feira, 2 de março de 2016

VERSÕES LUCKY DUBE

Arquivos de  Jailson caetano da silva no site Suamusica

MANEVA - DVD #SOMOSOMANEVA COMPLETO

"São os primeiros 10 anos de uma história que tem sua fundação no suor, nas lágrimas, nos suspiros e sorrisos de cada um de vocês. Por isso que todos nós #SOMOSOMANEVA"