jameica roots
Radio Reggae - Portal Roots
quarta-feira, 21 de julho de 2021
MELÔ DO MENTIROSO - WELL MARX!!!!!!
domingo, 4 de julho de 2021
CIDADES CANTADAS POR TONY TAVARES
“Reggae Agarradinho” pode virar Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão
Há quarenta anos, já desenganado pelos médicos, Bob Marley retornava da Alemanha para a Jamaica para passar seus últimos dias com a família. Não deu tempo. No trajeto de volta ao lar, ele foi internado às pressas em um hospital de Miami, e morreu em 11 de maio de 1981, aos 36 anos, em decorrência de um câncer.
No Brasil, a data que marca a morte do músico, dia 11 de maio, foi instituída como o Dia Nacional do Reggae.
Desde os anos 1970, a música reggae originária da Jamaica chegou ao Brasil, influenciando ritmos, comportamentos e estética em algumas regiões do país. Entre as regiões do nordeste, São Luís do Maranhão é denominada Jamaica brasileira, por abrigar o maior número de espaços onde se ouve o ritmo jamaicano e se dança em par, popularmente conhecido como “agarradinho”.
Característica marcante do ritmo no Estado, o estilo maranhense de dançar reggae pode agora virar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Foi com esse objetivo que, nessa terça-feira (11), Dia Nacional do Reggae, o Museu do Reggae do Maranhão, dirigido pelo produtor cultural e jornalista Ademar Danilo, apresentou proposta para que a dança de reggae do Maranhão seja tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, por meio de inscrição no Livro de Registro das Formas de Expressão, como preconiza a Lei nº 10.514, de 05 de outubro de 2016.
A proposição foi recebida pelo secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso, que deverá encaminhar a solicitação para aprovação do governador Flávio Dino. “Vou avaliar com atenção e submeter essa proposta à aprovação do governador Flávio Dino.
O nosso estilo de dançar reggae é genuinamente maranhense”, frisou Anderson Lindoso, em postagem nas redes sociais.
A história do reggae com São Luís começa na década de 1970. As explicações para a chegada do ritmo no Maranhão são muitas, mas talvez as teses mais conhecidas sejam a de que marinheiros que chegavam ao porto de São Luís e de Cururupu deixavam discos trazidos da Jamaica nas zonas de prostituição para pagar pelos serviços e, ainda , sobre à sintonização de ondas de rádio do Caribe.
Em pouco tempo, o reggae já havia se difundido pela periferia da cidade e passou a conquistar adeptos pela cidade.
Nos anos 80, São Luís já contava com dezenas de clubes, salões e programas de rádio dedicados ao ritmo. A influência jamaicana também pode ser vista no linguajar e nas roupas das pessoas.
Fonte: Rggae Point
sábado, 3 de julho de 2021
Edson Gomes - Ao Vivo Em Salvador (2016)
01. Dívidas
02. Perdido de Amor
03. Árvore
04. Criminalidade
05. Campo de Batalha
06. Barrados
07. Fala Só de Amor
08. Lili
09. Traumas
10. Ana Maria
11. Viu
12. Tabuleiro
13. Samarina
14. Bibliotecas Públicas
15. Babylon Vampire
16. Camelô
17. Lei do Engano
18. Isaac
19. Malandrinha
20. Árvore
21. Barrados
FABIO FASHION REGGAE REMIX 2021
01.BAR DA ESQUINA
02. CARPINTEIRO
03.LAMBADA DO OVO 2021 H
04.ME ODEIA REGGAE REMIX
05.BB MASTER PRODUÇOES
06.RITHIMIA ID PRODOÇOES
07.ESQUEMA
08.TENHO MEDO REGGAEBREMIX
09.saudade
10.MEIA NOITE REGGAE REMIX
11.LAMBADA DO SUCADINHO 2021
12.O CARPITEIRO