domingo, 20 de fevereiro de 2011

ALPHA BLONDY O BOB MARLEY DA COSTA DO MARFIM


Alpha blondy (nascido em 01 de janeiro de 1953) é um marfinense do reggae cantor e artista internacional. Alpha blondy nasceu em seydou emDimbokro, costa do Marfim. Ele canta principalmente na sua lingua nativa de Dioula em francês e inglês, e por vezes em árabe ou hebraico. suas letras transmitem graves atitudes politicas e um senso de humor. Em particular, ele cunhou o termo democrature fracês (equivalente inglês democratatoship") para indentificar alguns governos Africanos. entanto, outras pessoas como Eduardo Galeno e Liniger Max-Goumaz também são creditados com a criação do termo . Primeiro filho de uma familia de 9 irmãos, seydou kone foi criado pela avó, crecendo no que ele descreveu como "entre os idosos", que mais tarde viria a ter um grande impacto em sua carreira. Em 1962. Alpha blondy foi junta-se a seu pai em odienné onde psssou dez anos, frequentando a escola de segundária Sainte Elisabeth, e se envolver no movimento estudantil Costa do Marfim. Aqui, ele formou uma banda. Mas, este passsatempo afetou a sua escolaridade e Alpha Blondy foi espulso devido as fraca assiduidade. Seus pais então o enviou para estudar inglês em monróvia no país visinho, a Libéria em 1973. Ele passou 13 meses lá e depois mudou para os Estados unidos da América para melhorar seu Inglês.

Em 1973 mudou-se para Seydou Nova York( e brevemente para texas), onde cursou faculdae e se formou em Inglês, porque ele queria se tornar um professor de Inglês.Ele teve que trabalhar a tempo parcial, e as vezes á noite e ficou doente Em Nova York, ele encontrou um rastafaris pela primeira vez, e também foi capaz de ver shows pelo Jamaicano artista como Burning Spear. Nesta época, ele estava gravando musicas cristã, mas nunca paraou de escrever suas próprias canções. Eventualmente, ele se metiam en confusões diversas en Nova Yrk e voltou para Costa do marfim, onde ele começou a ter mais problemas, mesmo até que ele se encotrou com um dos amigos de infância dele,Fulgence Kassi que se tornou um produtor de televisão obsevou. Este foi o inicio de carreira como um cantor, e ele começou a usar o nome' Alpha Blondy'. Da

CARREIRA MUSICAL

Depois de vários programas de TV para Kassi, Blondy gravou o seu primeiro álbum solo em 1982, intitulado de <<>>. Este álbum era para ter um enorme sucesso e mais tarde se tornaria um símbolo de restencia por causa da música' brigadeiro Sabari, onde Alpha Blondy criticou o assèdio da polícia. Algumas destas foi baseada na experiência pessoal como Alpha -se tinha visto a violência polícial. Alpha Blondy se tornou um grande astro em Abidjan com seu próprio toque Africano da música Reggae, tornado -se aos olhos dos ´fãs de Bob marley da Africa". Alpha Blondy é espiritual político e positivo como o próorio Bob Marley, e até gravou um cover da musica de Bob Marley' War'. E ele não pára de avançar, de forma a antigir mais pessoas com a sua messagem, ele optou por cantar em varios idiomas: Inglês, fracês, Baoule, e sua própria língua nativa- Dioula.Mais tarde, ele também trouxe novos instrumentos para sua marca de reggae tais como violino e o violoncelo. Logo a fama de Alpha Blondy se espalhou pela Europa. Após o sucesso de um LP intitulado " Rasta Poué" foi a Paris em 1984 para fazer o seu segundo álbum, 'Cocody Rock"com o rótulo Pathe Marconi. o Bob Marley da Africa" viajou para a ilha da Jamaica e gravou a faixa titulo do álbum com apoio de marley Th Wailes. De volta para casa em 1985,Alpha entrou em estúdio para grava' Apartheid é nazismo ". Este álbum foi politicamente mais empenhada do que nunca. É um apelo para o fim do Apartheid e a liberdade para todos. Em 1986 Alpha Blondy gravou Jerusalém" no lendário Tuff Gong stúdios na Jamaica, novamente com The Wailes e o ledàrio Aston Famly Man" Barret. Alpha Blondy tentou promover a unidade entre a religião do Islã e o Judaismo e o Cristianismo. Ele chamou os seus argumentos de inspiração dos diversos conhecimento próprio da Bíblia. o alcorão e a torah. Nesse mesmo ano, Alpha Blondy cantou em hebraico durante um concerto em Marrocos. Nesse ponto, ele estava execursionado continuamente. Seu novo álbum Revoluntio" teve um leve suave som, este foi o álbum com violencelos na instumentação e no line-up incluem o veterano vocalista do Marfim Aicha Koné. O álbum incluía também jah Houphouet parle", um longo discurso pelo presidente da Costa do Marfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGGAE UMA PAIXÃO SEM TAMANHO,
SOU UM REGUEIRO DE VERDADE.