Radio Reggae - Portal Roots

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As Radiolas do Maranhão

As radiolas são equipamentos de som com uma aparelhagem “suigeneris”, exclusivamente utilizada para reproduzir o reggae. Trata-se de um fenômeno musical do maranhão.
Além de Atenas maranhense, ilha rebelde, ilha do amor, São Luís também atende por Jamaica brasileira, isto porque o ritmo jamaicano tornou-se um emblema da cultura local através dos clubes de reggae, das radiolas e seus djs.

O reggae chegou à São Luís na década de setenta, através dos rádios de ondas curtas que captavam sinais de rádios estrangeiras e também por pessoas que vinham de fora, trazendo discos de reggae. A partir de então, os salões de festa onde se costumava tocar salsa, merengue e outros ritmos caribenhos começaram a incluir o reggae em suas seqüências musicais. O ritmo tornou-se popular a ponto de ter clubes especializados hoje em dia, como o Clubão da Cohab e a Toca da Praia.


As radiolas de reggae (semelhantes aos sound systems jamaicanos) começaram a expandir suas apresentações, fazendo ‘turnê’ pelo interior do estado e arrastando multidões para os salões dos clubes. Mas o movimento regueiro em São Luís não é alimentado só com as radiolas e músicas da Jamaica, artistas da capital maranhense começaram a tocar reggae, adicionando aspectos dos ritmos locais ao ritmo jamaicano. Segundo alguns militantes do reggae, o primeiro reggae legitimamente maranhense é Gavião vadio do Nicéas Drumond. Depois dele, músicos como Beto Pereira, Mano Borges e Alê Muniz fizeram do reggae o principal elemento de seus trabalhos. Além dos artistas solo, não podemos esquecer das bandas de reggae como Legenda, Kazamata, Filhos de Jah e a internacionalmente conhecida, Tribo de Jah que levam o jeito maranhense de tocar e dançar reggae aos quatro cantos do mundo.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Marcio Regueiro
    Brad Marley falta você postar as Radiolas
    quero ver quais são as Radiolas hoje da ilha porque tem muito tempo que sai de são luis, vai fazer 12 anos mano. eu gostava muito da estrela do som e da musa tropical, cara se você fizer isso vou pagar para você e falar para todo mundo que você é mesmo o embaixador do reggae mesmo...

    ResponderExcluir
  3. cara gostei do teu blog e do teu som blz mano meu msn eo meu orkut ai:(msn)josecris1000@hotmail.com :(orkut)josecris35@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. QUANDO É QUE VAI SER LANÇADO O DVD DE SLY FOX E DUD BROW GRAVADO NO CEPRAMA?

    ResponderExcluir
  5. estou ouvindo vcs aqui em marabá,gosto muito de reggae e tenho uma mini-radiola chamada musical veneza a radiola da qualidade. sou maranhense mais hoje moro em marabá. um abraço galera.

    ResponderExcluir
  6. sou elenilson de souza pereira preciso de grandes oportunidades na musica reggae falo inglês,tenho interpretaçâo,gosto de radiolas ,gosto de vinil.envie o telegrama.
    endereço:rua floriano ferreira 62
    bairro:malembà
    cidade:candeias-ba

    ResponderExcluir
  7. o reggae pra mim é o sange que corre nas minhas veias si para de correr nelas eu morro si o reggae para de toca eu não viverei....
    ass: deusa

    ResponderExcluir
  8. minha paixão por reggae e tamanha qie se pudesse comer reggae er maravilhoso sou de brasilia e vivo reggae todos os dias

    ResponderExcluir
  9. aqui em tucurui agente curtir reggae tambem!

    ResponderExcluir
  10. aqui em tucurui agente curtir reggae tambem!

    ResponderExcluir

O reggae é uma vibração em sintonia com o coração do regueiro!!!!!.