segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A pedido do meu Amigo Marcelo freitas está aí a Banda Rebel lion




A REBEL LION representa uma rebelião musical em Fortaleza. Formada em 1990 é uma das bandas com maior tempo de atividade no cenário musical cearense - sendo responsável pela introdução do reggae no estado. Sua sonoridade é bastante próxima do reggae jamaicano da década de 70, buscando a diversidade rítmica do reggae raiz através dos estilos: roots, rockers, dj, dub e rub-a-dub. O líder, Gianni Zion, há mais de 25 anos pesquisa e coleciona discos de reggae, tendo realizado visitas à Jamaica, Inglaterra e USA em busca de mais conhecimentos sobre o reggae. Zion é também o compositor e arranjador da banda com quase 100 músicas próprias. A Rebel, como pioneira no estilo, inspirou a formação de outros grupos de reggae em Fortaleza como Tribo de Leões, Nação Regueira, Donaleda, Alma Negra, etc. Desde 1991, a banda promove o evento mais tradicional do reggae cearense, o Tributo a Bob Marley.

Durante sua trajetória, a banda já dividiu os palcos com os maiores nomes do reggae mundial: The Wailers (banda de Bob Marley), Alpha Blondy, Steel Pulse (Inglaterra), Gladiators, Jimmy Cliff e Gregory Isaacs e nacional: Cidade Negra, Natiruts, Edson Gomes, Olodum e Tribo de Jah, além de acompanhar os legendários artistas jamaicanos Eric Donaldson, Jackie Brown, Larry Marshall, Owen Gray e o africano Tiken Jah Fakoly, em shows no Brasil. Dois desses grandes nomes jamaicanos gravaram composições da Rebel Lion: Eric Donaldson (Peace and Rest) e Jackie Brown (Wicked Babylon), músicas que estarão no tão esperado CD de estúdio da banda, que deverá ser lançado este ano. O som da banda cearense já bate forte em outras capitais como Recife, Brasília, Salvador, São Luís, Teresina e Belém. O grupo já se apresentou em praticamente todas as casas de shows de Fortaleza e participou de cenas da novela Tropicaliente e no Festival Canta Nordeste da Globo, além de tocar em 3 edições do CEARAMUSIC, principal evento musical do Ceará.

Brevemente a Rebel estará lançando o seu primeiro CD de estúdio, mas o público já curte os Leões Rebeldes através de vários CDs de shows ao vivo,

sendo alguns lançados de forma independente pela banda.

Nos shows, além das "pedras" próprias, a banda interpreta nomes clássicos do reggae: Bob Marley, Gladiators, Burning Spear, Gregory Isaacs, Jacob Miller, Max Romeo, etc. As composições são escritas em português, inglês e até no dialeto jamaicano patwa, criando o puro clima do som jamaicano, com temas de protesto social, sobre a cultura reggae-rasta e românticos, no melhor estilo "lovers rock". A banda emplacou 2 grandes sucessos de público "Razão de Ser", cuja mensagem de otimismo conquistou os regueiros cearenses e a versão de "My Mind" de Hugh Mundell, conhecida como "Melô do Canto das Tribos". Atualmente a Rebel tem priorizado mais o trabalho próprio, com dezenas de composições que não saem da "radiola" do regueiro cearense, entre elas: Wicked Babylon (lançada nacionalmente no cd Reggae Roots vol. 14); Rebellion (um clássico da banda inspirado na banda jamaicana Gladiators), Capital do Reggae (em homenagem ao reggae no Maranhão), Nossa Filosofia, América, See Jah, Chant and Pray, Jah Warrior e as mais recentes: Time is Hard, Leggo the Lion, So Dread, Fire Down Babylon e Slaving Everyday.Formação: Gianni Zion - teclados, vocais, composições e arranjos; Rafa Pickney - vocais e guitarras; Tiago - bateria; Roger - baixo; Eliakin - Teclados; Orlando -Guitarras; Lucas - sax tenor e Artur - trompete

Um comentário:

  1. marcelo freitas

    Olá meu amigo Brad Marley muito obrigado, por atender o meu pedido, porque muita gente não conhece a banda a Banda Rebel lion, aprimeira banda de Reggae do ceará.

    ResponderExcluir

REGGAE UMA PAIXÃO SEM TAMANHO,
SOU UM REGUEIRO DE VERDADE.