Radio Reggae - Portal Roots

domingo, 26 de novembro de 2017

SOBRE RENATA BASTO,QUEM É RENATA BASTO?

Foto de David Campbell
Dona de uma poderosa voz e embalada pela declarada paixão pelo reggae “desde pequenininha” – como costuma afirmar – Renata uniu-se então a grandes músicos da cena alternativa como o mestre da bateria Iuri Carvalho, um dos maiores pesquisadores de reggae do país. Deram então, início a uma série de apresentações no Commons Studio Bar, formando uma sólida parceria com a casa de show de Salvador, tendo também se apresentado no Dubliners Irish Pub, Portela Café, Tarantino, Villa Bahiana, Pelourinho, Camaçari, Irecê, Serrinha, Feira de Santana entre outros. Sempre recebendo grandes convidados, Renata pode dividir o palco com figuras como Serginho (Adão Negro), Lutte, Jau, Jeremias Gomes, Sine Calmon, Edy Vox, Duda Diamba, Larissa Luz, Quésia Luz, Princess La Tremenda, Andrea Martins, entre outros.

Destacando-se a cada dia no cenário reggae do Estado, Renata Bastos e sua trupe, foram uma das grandes expectativas do 1º Festival de Reggae do Vale do Capão (Chapada Diamantina-BA) onde encerrou o festival ovacionada.
Fotos:Paulo Guedes

Com a repercussão do festival, Renata também aceitou duas vezes o convite para integrar a grade de atrações do maior festival de reggae da América Latina, o República do Reggae 2015 e 2017, onde também se apresentaram Adão Negro, Vibrações (AL), Ponto de Equilibrio, além dos grandes ídolos nacionais e internacionais Edson Gomes, Alpha Blondy, The Congos, Morgan Heritage, Clinton Fearon e Siddy Ranks.

Em 2016, estreou na avenida cantando reggae no Bloco Banana Reggae a convite de Thomé Viana.

Em novembro do último ano, Renata teve a honra de fazer o show de abertura do internacional, Pato Banton, no Pelourinho. As crescentes conquistas reafirmam o lugar da cantora na cena e solidificam a escolha do reggae como ritmo do coração da moça. Em 2017, Renata lançou o seu show autoral com direção musical de Paulo Bass, ao tempo que foi indicada ao Prêmio Caymmi de Melhor Interprete Feminina ,na categoria Melhor Show. Este ano também, estreou no carnaval do Pelourinho no Largo Quincas Berro D’Água, em que o publico compareceu e vibrou do começo ao fim.

Com o coletivo de arte de mulher, o Minavu – o qual é sócia fundadora - no ano de 2016 idealizou e realizou como artista e produtora o 1º festival de arte de mulher – evento que reuniu mais de 300 artistas de diversificadas vertentes.

Também fundadora e idealizadora do coletivo Nossos Baianos - que une músicos da cena soteropolitana para uma homenagem ao poeta Luiz Galvão e aos Novos Baianos.

Fazer parte desse grupo lhe permitiu se apresentar em diversos shows acompanhando Baby do Brasil, Paulinho Boca, Armandinho, Margareth Menezes, entre outros grandes artistas consagrados. Por dois anos consecutivos, acompanhou Baby no carnaval sem cordas no seu trio, a convite da mesma.

Ainda em 2016, a multi artista Renata fez ainda sua estreia na telinha quando fez parte do elenco de apoio de Velho Chico – no horário nobre da Rede Globo - após ser selecionada em meio aos artistas de destaque na cena soteropolitana. A experiência como atriz foi válida, mas Renata afirma que vai permanecer na música, sua grande paixão.
Fotos:Paulo Guedes
Fonte:Facebook da Renata Basto


(contato para show: 71 99158-9840)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O reggae é uma vibração em sintonia com o coração do regueiro!!!!!.