Radio Reggae - Portal Roots

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

São Luís do Maranhão: 400 anos de história





Rua do Centro Histórico de São Luis
Em 2012, a cidade de São Luis, capital do Maranhão, comemora 400 anos de fundação. Conhecida como Ilha do Amor, São Luis tem história marcada pelos fundadores europeus, especialmente os franceses, que junto com as etnias locais fizeram surgir crenças e festas, tornando a capital maranhense em uma cidade repleta de misturas, cores e sons.
A data oficial da  fundação da cidade é 8 de setembro de 1612. Apesar de os documentos oficiais atribuírem a sua descoberta aos franceses, alguns historiadores dizem que foram os portugueses que descobriram a cidade. Conheça um pouco mais da história e da polêmica que envolve a origem da capital maranhense neste vídeo do Repórter Brasil.
 
Polêmicas à parte, o fato é que a história de São Luis está ligada diretamente com o Tratado de Tordesilhas. A divisão da recém descoberta América entre Portugal e Espanha não agradou a França. Isso que fez com que os franceses, ao longo de mais de um século, tentassem estabelecer colônias no Brasil. Primeiro a da França Antártica, no Rio de Janeiro, depois, a da França Equatorial em São Luís do Maranhão. Nos dois vídeos abaixo, o programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, esmiuçou essa história, mostrando as influências dos franceses no Brasil, especialmente, a influência existente na capital maranhense.



Ao longo desses 400 anos, a vida cultural da capital maranhense ganhou intensidade, e revelou para o Brasil e para o mundo vários artistas nas mais diferentes linguagens. Na música, o destaque é a sambista Alcione. No vídeo abaixo, a cantora programa faz uma apresentação noprograma Aglomerado, da TV Brasil, onde bateu um papo com MV Bill e Nega Gizza e brindou os telespectadores com seus grandes sucessos: "A Loba", "Não deixe o samba morrer" e, claro, "Meu ébano". O programa também desembarcou no Maranhão para mostrar uma galera muito animada que tem no reggae a filosofia de vida: o Reggae Trapiche.


Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O reggae é uma vibração em sintonia com o coração do regueiro!!!!!.