Radio Reggae - Portal Roots

sábado, 22 de setembro de 2012

Novo capítulo no drama Buju Banton! Artista muda de advogado e enfrenta um novo julgamento em outubro!


Buju Banton, grande expoente jamaicano do ragga e dancehall foi preso em 2009 acusado de tráfico de entorpecentes e desde então vem enfrentando a justiça Americana. De lá pra cá foram muitas apelações e todas negadas perante a Corte, e agora o artista acaba de contratar um novo advogado para o julgamento que irá acontecer novamente em outubro.

Chokwe Lumumba, seu novo advogado, já defendeu outros artistas como o rapper Tupac Shakur, que também teve problemas com a justiça.
fonte surforeggae

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rapasiada na Ilha tropical do reggae em Paraupebas.




 
Massa regueira da ilha tropical de Paraupebas , foi um prazer enorme   passa aí com vocês.
 Vir que aí tem uma sena reggae muito massa e que tem tudo pra se tornar um grande pointe do reggae. Espero ter contribuído com vocês mostrando para o Brasil e  mundo a massa regueira da ilha tropical.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Galera da Ilha Tropical do reggae de Parauapebas

Uma visita do blog Jameica Roots a rapaziada que fazem a sena reggae da linda cidade de Parauapebas no Pará. Agradecer de todo coração pela recepção dos Djs Zeca Pedra, Zeca Filho e demais Djs da cidade que fazem o reggae acontecer, na oportunidade da nossa visita a cidade, não poderia deixar de visitar o ponte do reggae a Ilha Tropical e curte aquela vibe com a rapaziada.
Ronildo Luz,  Dj  Canis Brown e Dj Tiago Roots
Dj Zeca Pedra e Dj Canis Brown 


 Os dois Djs, são referencia do reggae de Parauapebas uma cidade que também tem cena reggae no pará,  especialmente o reggae do maranhão que domina a sena e as vibes do reggae na cidade.

sábado, 8 de setembro de 2012

Dada Yute e Ras Haitrm - Turn to di east - Pre Lançamento


Cidade de São Luís completa 400 anos neste sábado (8)


Capital maranhense é a única fundada pelos franceses no país.
Ilha de mistérios, lendas e diversidade cultural mundialmente conhecida.



Do G1 MA


Comente agora

Casarões do período colonial em São Luís  (Foto: Reprodução/TV Mirante)Casarões do período colonial em São Luís
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
Localizada no litoral maranhense, São Luís tem influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos. Tem ainda, uma diversidade cultural nacionalmente conhecida. Ilha de lendas e mistérios, a capital maranhense completa neste sábado (8), 400 anos. Os títulos de Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.
História
São Luís foi fundada, oficialmente, em 1612, quando os franceses, comandados por Daniel de La Touche, passaram a ocupar a região que era uma aldeia Tupinambá. No local, instalaram o Forte de São Luís. Esse momento faz com que São Luís seja considerada a única capital brasileira fundada pelos franceses.
Em homenagem ao rei menino Luís XIII, veio a denominação da cidade. Entretanto, segundo alguns historiadores, O nome da cidade é uma homenagem a outro rei, o rei Luís IX. Segundo o professor Fernando Nascimento Morais, o homenageado em questão foi canonizado e virou santo, daí o nome São Luís. Portugal, ao perceber a ocupação do território, se organizou para expulsar os franceses. Três anos após a ocupação, em novembro de 1615, os franceses foram expulsos, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, que se tornou o primeiro capitão-mor do Maranhão. São Luís também esteve sob o controle holandês no período de 1641 a 1644.
Capital maranhense é a única fundada por franceses. (Foto: Meireles Júnior)Capital maranhense é a única fundada por franceses. (Foto: Meireles Júnior)
Cidade dos Azulejos
São Luís foi habitada por franceses e holandeses mas foi edificada sob domínio português durante os séculos XVIII e XIV. Nas construções, foram usados azulejos vindos, em sua maioria, de Portugal. Seus casarões e fachadas transformaram São Luís na capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina
A história urbana da capital maranhense possui características da colonização portuguesa, com reflexos urbanísticos planejados no século XVII. O traçado quadrilátero ortogonal, de influência espanhola, que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até os dias de hoje. Esta foi uma das características que conferiu, em 1997, à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO.
Atenas Brasileira
Após a Balaiada (revolta popular ocorrida entre 1838 e 1841 na Província do Maranhão, pela disputa pelo controle do poder local), o Maranhão atravessou uma época de estabilidade e crescimento econômico.
É nesse momento que a vida cultural em São Luís ganha expressividade com a literatura. Gonçalves Dias, João Lisboa, Cândido Mendes, Odorico Mendes, Sousândrade, Humberto de Campos e outros, são nomes que transformaram o Maranhão no palco da poesia, da prosa e da produção jornalística no século XIX.  Já na transição para o século XX, outros intelectuais maranhenses destacaram-se, como os de Adelino Fontoura, Teófilo Dias, Raimundo Corrêa, Aluízio de Azevedo, Artur Azevedo, Coelho Neto, Graça Aranha, Teixeira Mendes, Nina Rodrigues.

Capital Brasileira do Reggae
O reggae invadiu São Luís no final da década de 70, através dos rádios sintonizados em ondas curtas, pelos quais a população podia ouvir os sons que vinham do Caribe. Atualmente, o ritmo é uma das peculiaridades que mais atraem os turistas para São Luís. São nos salões de reggae que as pessoas podem conhecer e dançar o ritmo sensual.
Ilha de Mistérios
A capital maranhense também é uma ilha cercada de lendas e mistérios. Pode-se destacar duas  lendas como as mais importantes do imaginário maranhense, a Lenda da Serpente de São Luís e o Milagre de Guaxemduba.
A Serpente de São Luís
Conta-se que uma serpente encantada, que cresce sem parar, um dia destruirá a ilha, quando a cauda encontrar a cabeça. O animal gigantesco habitaria as galerias subterrâneas que percorrem o Centro Histórico de São Luís e, embora seu corpo descomunal esteja em vários pontos da cidade (a barriga na Igreja do Carmo, a cauda na Igreja de São Pantaleão). Há quem garanta ser possível observar, através das grades que isolam as entradas do monumento, os terríveis olhos do animal.
Milagre de Guaxenduba
No principal combate travado entre portugueses e franceses, no dia 19 de novembro de 1614, no forte de Santa Maria de Guaxenduba, os portugueses estavam por ser derrotados por sua inferioridade de homens, armas e munições. Então, surgiu entre eles uma formosa mulher envolta em auréola resplandecente. Ao contato de suas mãos milagrosas, a areia era transformada em pólvora e os seixos em projéteis, fazendo com que os portugueses se revigorassem moralmente e derrotassem os franceses. Em memória deste feito, foi a virgem considerada a padroeira da cidade, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória.
São Luís tem o maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina (Foto: Meireles Júnior)São Luís tem o maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina (Foto: Meireles Júnior)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

São Luís 400 anos


São Luís do Maranhão: 400 anos de história





Rua do Centro Histórico de São Luis
Em 2012, a cidade de São Luis, capital do Maranhão, comemora 400 anos de fundação. Conhecida como Ilha do Amor, São Luis tem história marcada pelos fundadores europeus, especialmente os franceses, que junto com as etnias locais fizeram surgir crenças e festas, tornando a capital maranhense em uma cidade repleta de misturas, cores e sons.
A data oficial da  fundação da cidade é 8 de setembro de 1612. Apesar de os documentos oficiais atribuírem a sua descoberta aos franceses, alguns historiadores dizem que foram os portugueses que descobriram a cidade. Conheça um pouco mais da história e da polêmica que envolve a origem da capital maranhense neste vídeo do Repórter Brasil.
 
Polêmicas à parte, o fato é que a história de São Luis está ligada diretamente com o Tratado de Tordesilhas. A divisão da recém descoberta América entre Portugal e Espanha não agradou a França. Isso que fez com que os franceses, ao longo de mais de um século, tentassem estabelecer colônias no Brasil. Primeiro a da França Antártica, no Rio de Janeiro, depois, a da França Equatorial em São Luís do Maranhão. Nos dois vídeos abaixo, o programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, esmiuçou essa história, mostrando as influências dos franceses no Brasil, especialmente, a influência existente na capital maranhense.



Ao longo desses 400 anos, a vida cultural da capital maranhense ganhou intensidade, e revelou para o Brasil e para o mundo vários artistas nas mais diferentes linguagens. Na música, o destaque é a sambista Alcione. No vídeo abaixo, a cantora programa faz uma apresentação noprograma Aglomerado, da TV Brasil, onde bateu um papo com MV Bill e Nega Gizza e brindou os telespectadores com seus grandes sucessos: "A Loba", "Não deixe o samba morrer" e, claro, "Meu ébano". O programa também desembarcou no Maranhão para mostrar uma galera muito animada que tem no reggae a filosofia de vida: o Reggae Trapiche.


Poderá também gostar de:

sábado, 1 de setembro de 2012

Pecado de Amor

Você pediu tai a música pecado de amor, uma bela música no vocal de Mr Flay diretamente do Maranhão para to Brasil.