sexta-feira, 8 de maio de 2015

50 anos de carreira de Noris Cole

Neste domingo (10) ocorrerá a festa em comemoração ao 50 anos de carreira de Norris Cole, uma das maiores lendas da história da Jamaica. Fundador e líder do grupo The Pioneers, Norris é reconhecido pelo mundo do reggae como um dos maiores produtores e influenciadores da música jamaicana, tendo colaborado com o sucesso de vários artistas de seu país, a exemplo de Márcia Griffiths, (do grupo The Wailers), Carlene Davis, Owen Gray, Eric Donaldson, Winston Groove, Johny Orlando, Dennis Brown, Donna Marie, The Pioneers, Jackie Brown, George Dekker, Tyrone Taylor, Brent Dowe, Fredy Mckay, Dennis Alcapone, Delroy Wilson, Justin Hinds, Alton Ellis, Lloyd Parks, Junior English, George Faith, Horace Andy, Augustos Pablo, Stanley Backford, Gregory Isaacs, entre tantos outros.

Norris, que adotou a capital maranhense para viver, disse que esse show é muito importante na sua trajetória com a música. É meio século dedicado ao ritmo e esta celebração terá um gosto especial, pois reunirá seu filho, o Norris Cole Júnior, sua esposa Lady Conceição e Tinga Stewart, que veio exclusivamente para a celebração.

Tinga Stewart teve início de carreira no final dos anos 60. A sua trajetória pode ser resumida em grandes parcerias musicais, citando nomes como Enert Wilson e o grupo Claredonians, Derrick Harriott, Boris Gardiner, Byron Lee And The Dragonaires, entre outros. Teve dois singles de sucesso no início da carreira, She’s Gone e Hear That Train, onde este último serviu para a campanha eleitoral de Michael Manley pelo partido PNP em 1971. Uma história fascinante e de grandes conquistas, como a vitória em primeiro lugar no Festival da Canção com a música Play The Music, de Ernie Smith, depois escreveu Hooray Festival e deu para seu irmão Roman Stewart, que também venceu o festival. Afirmou ter gravado mais de 200 singles como Funny Feeling, bastante tocados em São Luís. Em 1989 excursionou com o Reggae Sunsplash itinerante e percorreu vários países, incluindo o Japão. Ele gravou para Norris Cole a versão de Mr. Sea, do texano Johnny Nash, que ainda nem foi lançada oficialmente.

O mega evento será neste domingo e terá a Choperia Marcelo (Forquilha) como palco para as apresentações, que contará também com a banda Raiz Tribal, Lady Conceição, Norris Cole Junior, radiola FM Natty Nayfson e DJs.

Eu (DJ Waldiney) tive a honra de entrevistá-los nesta quarta-feira no Reggae Point, onde ficamos sabendo um pouco mais sobre a vida de cada artista e sobre o show.

Por  DJ Waldiney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGGAE UMA PAIXÃO SEM TAMANHO,
SOU UM REGUEIRO DE VERDADE.