Radio Reggae - Portal Roots

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Celso Moretti

Celso Moretti é cantor e compositor de “Reggae Favela”, gênero musical de sua criação, oriundo do Reggae Jamaicano com misturas de outros sons que Moretti aprecia.



Nascido em São João Del Rei (MG) em 1954, Celso Moretti traz consigo uma linguagem e trejeitos favelísticos das décadas de 60 e 70, período que marcou profundamente a sua vida e trajetória musical. Músico autodidata, Moretti teve seu primeiro registro musical realizado em 1980. Tendo como principais influências músicos como Luis Melodia, Marku Ribas, Itamar Assumpção e Bob Marley. Iniciou em 1984 sua carreira no Reggae como compositor e vocalista da banda NÊGO GATO, considerada a primeira banda de Reggae do estado de Minas Gerais, hoje ele é a maior referência do gênero no estado.

De 1991 a 1995, retirado na zona rural do município de Betim (MG), estudou e pesquisou intensamente a música reggae. O resultado foi a criação de mais uma derivação do Reggae Jamaicano, denominada REGGAE FAVELA que deu título ao seu primeiro CD, gravado de forma independente. Suas músicas apontam as desigualdades sociais vividas e convividas na favela, e em cenas do nosso cotidiano. Outro diferencial é a forma muito peculiar de colocar as palavras.

Celso Moretti tem uma maneira singular de interpretação, fato que caracteriza de forma determinante a proposta do Reggae Favela. Em seus shows o público fica extasiado com as evocações energéticas/performáticas e com o seu linguajar peculiar, o “morettês” que é uma constante em suas apresentações. Como pudemos ver no show em Belém em 2011.

Sua discografia conta com 5 álbuns e 1 DVD. Seu último álbum, recém lançado e intitulado Estilingue, no qual o nome se dá numa comparação que ele faz com reggae jamaicano: “O reggae saiu da Jamaica e alcançou o mundo, como uma arma de longo alcance. Nessa analogia, o meu Reggae Favela sai de dentro da minha casa e tenta alcançar o lado de fora do portão, como um estilingue”.

Acompanhado da Banda Barraco de Aluguel, o show de Celso Moretti é uma atração imperdível.

Fonte; palcomp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O reggae é uma vibração em sintonia com o coração do regueiro!!!!!.