quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Conheça os maiores vencedores dos famosos festivais na Jamaica - From 'Bam-Bam' To 'Cherry Oh! Baby'

A década de 60 na Jamaica foi marcada por um boom de produções que fizeram a identidade musical da ilha e seu mercado fonográfico.

Fervilhavam artistas, cada um em busca de seu lugar ao sol. As competições musicais existentes indicavam qual seria o próximo sucesso.

Na segunda metade daquela década, o governo jamaicano começou a promover festivais e concursos músicais para achar novos talentos. As finais eram realizadas em Kingston durante a semana da independência.

Esse disco traz os vencedores do "Jamaican Festival Contests" desde seu ínicio, em 1966, até 1972, ano do lançamento desse álbum. Tirando os sete vencedores de cada ano, o disco ainda traz mais três artistas que não chegaram a ganhar um festival, mas que hoje em dia são clássicos exemplos do período em que o reggae na jamaica ainda engatinhava.

1966 - O primeiro festival acontece. A vencedora foi a música de abertura desse álbum, "Bam Bam", feita pelo "Rei do Reggae" (não Bob Marley), e sim Toots & Maytals.


Liderado pelo brilhante cantor Frederick 'Toots' Hibbert, o responsável por introduzir a palavra Reggae como sendo um estilo de música, e com o apoio de backing vocals de Henry Gordon e Jerry, o grupo começou a gravar em 1962 para o produtor Coxsone Dodd. No final de 1964 começaram a trabalhar para o Byron Lee. Foi o gênio da música jamaicana com seu grupo The Dragonaires que produziu e gravou essa música vencedora do festival de 1966, Bam Bam, com Toots & Matals!

1967, foi a vez da belíssima 'Ba Ba Boom' do grupo de rocksteady 'The Jamaicans'

1968 - Nesse ano foi a vez de Desmond Dekker com a música 'Intensified' que tornou-se o primeiro lugar, batendo o Toots & Maytals, que ficaram em segundo lugar com a música "Bim Today"

1969 - Toots & Maytals ganha pela segunda vez com a música "Sweet and Dandy"



1970 - Hopeton Lewis fatura a primeira posição com a "Boom Shacka Laka", feita pelo produtor Duke Reid.



1971 - Um dos maiores sucessos desses festivais, responsável pela venda de mais de 400 mil cópias. A vencedora do ano foi Cherry Oh! Baby do cantor Eric Donaldson. Durante a performance desse som no festival, o que se ouvia era o som da platéia em uníssono cobrindo a voz de Eric Donaldson. O Cantor seria ainda o vencedor de mais 2 festivais, um em 1977 com a música "Sweet Jamaica" e no ano consecutivo com o som "Land of My Birth", conseguindo o tri campeonato, e igualando-se ao rei Toots & Maytals que ficou com a marca durante cinco anos.

1972 - The 'King', Toots & Maytals consegue um feito inédito para a época e vence pela terceira vez o festival. Nesse ano foi a música "Pomps & Pride", produzida por Warrick Lyn que ganhou o concurso.

A músicas "Da Da" do Junior Byles chegou a concorrer em 1972, mas não conseguiu vencer.

Outro som bacana, e raro, é o do Billy Dice, um dos integrantes do The tennors, com a Unity is love. Chegou a concorrer no ano de 72. A melodia é bem linda.

E para ilustrar esse clima de festival, Derrick Morgan com Festival 10.

a1 Toots & The Maytals - Bam Bam
a2 The Jamaicans - Ba Ba Boom
a3 Desmond Dekker & The Aces - Intensified
a4 Toots & The Maytals - Sweet & Dandy
a5 Hopeton Lewis - Boom Shacka Lacka
b1 Eric Donaldson - Cherry Oh Baby
b2 Junior Byles - Da Da Da
b3 Toots & The Maytals - Pomps & Pride
b4 Derrick Morgan - Festival 10
b5 Billie Dice - Unity Is Love
 

Por:   Greg Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGGAE UMA PAIXÃO SEM TAMANHO,
SOU UM REGUEIRO DE VERDADE.