Radio Reggae - Portal Roots

sexta-feira, 11 de maio de 2018

CENTENAS DE PESSOAS CANTAM E PRESTAM TRITBUTO A BOB MARLEY NA PRAÇA REGGAE NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (10)

Em alusão ao Dia Nacional do Reggae comemorado nesta sexta-feira (11), o Museu do Reggae Maranhão, casa de cultura ligada a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), realizou  na noite desta quinta-feira (10), tributo referente ao 37º aniversário de morte do jamaicano, Bob Marley. O cantor e compositor, considerado o rei do reggae, teve suas canções ouvidas, sentidas e dançadas por centenas de pessoas.

O evento que aconteceu na Praça do Reggae, localizada ao lado do Museu no Centro Histórico de São Luís, recebeu uma  explosão de atrações, reunindo mais de 50 apresentações. Pelo palco passaram  a cantora Célia Sampaio, George Gomes, José Rodrigues, banda Barba Branca,  Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM), grupo de dança Saint Louis, a tradicional  FM Natty Nayfson e apresentação de 25 dos principais Djs da cena reggae de São Luís e outros artistas.

O diretor do Museu do Reggae Maranhão, Ademar Danilo, disse que o tributo a Bob Marley é uma homenagem merecida, que sua música tornou o reggae conhecido no mundo e hoje o ritmo faz parte da cultura maranhense.

“Nós sabemos que o reggae não é uma música qualquer, ele é um gênero musical que prega paz amor, combate ao racismo, discriminação e preconceito. O tributo a Bob Marley é muito representativo para a cultura reggae Maranhão, pois adotamos esse ritmo como nosso, e hoje faz parte da nossa história”, afirmou Ademar Danilo.

O cantor José Rodrigues disse que foi uma honra participar do evento, principalmente  por homenagear Bob Marley, cantor que possuiu em suas letras mensagens positivas e contra opressão.

“Eu que faço parte do movimento reggae me sinto muito privilegiado em poder ter participado do tributo a Bob Marley aqui na Praça do Reggae. A canção que escolhi para homenagear o rei foi Redemption Song, criada pelo cantor em 1979 quando ele já estava doente, e pouco tempo depois nos deixou”, disse o cantor José Rodrigues.

Mariana de Lins, estudante universitária, que estava prestigiando o show, disse que o evento é uma forma de valorizar os artistas maranhenses  que contribuem para o reggae no Maranhão, além de ser uma oportunidade para aproveitar a noite ao som do melhor ritmo.

“Já acompanho o trabalho de alguns artistas que se apresentaram, esse evento está mostrando o que o Maranhão tem de melhor. A música, a arte, as boas energias contribuíram para que a noite fosse perfeita. Minhas amigas e eu aproveitamos muito, dançamos e homenageamos Bob Marley de um jeito digno de um rei”, falou a estudante.

Durante o tributo houve a presença da cadeia produtiva do reggae, com toda a moda reggae, envolvendo os fabricantes de acessórios, do artesanato, das roupas e as trancistas (mulheres que fazem a cabeça do público do reggae com a produção de tranças).

Rei do Reggae

Robert Nesta Marley, conhecido como Bob Marley, nascido em Sant Ann, na Jamaica, em 6 de fevereiro de 1945, foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári.

A música de Bob Marley foi importante para a aceitação do Reggae no mundo, o que tornou o ritmo um dos mais populares. Marley é considerado um mito, pois disseminou suas ideias através da música.

Fonte: Sectur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O reggae é uma vibração em sintonia com o coração do regueiro!!!!!.